free web tracker
 /quandoviramospais    /quandoviramospais
  • Cesto dos tesouros – Objetos do mesmo tom

    in Montessori 3 - 6 meses / / 0 comments

    Este foi um outro cesto dos tesouros que apresentei para minha filha.

    Aqui foi usado materiais do dia a dia, pincel de barba com cerdas macias(nunca usado), escova de unhas com cerdas macias e acabamento de madeira, e uma bucha de banho não tão áspera, todos tem o mesmo tom, porém com diferentes texturas para ela explorar.

    Esse cesto foi apresentado para ela em torno dos 6 meses, quando ela já sentava e podia explorar melhor os objetos.

    Neste que nesta idade os bebês estão iniciando um período onde começam a perceber que existem minúsculos objetos pela casa e pelo chão, e o pegam com um movimento de pinça, objetos como o pincel de barba são muito legais, pois o bebê pode passar seus dedinhos ali, cerda por cerda. 🙂

    Foi um dos cestos que ela mais gostou e quis explorar por diversas vezes.

  • Cestos dos tesouros – O primeiro cesto

    in Montessori 3 - 6 meses / / 0 comments

    Os cestos dos tesouros são pequenas cestas com objetos selecionados pelos pais ou cuidadores do bebê para que ele possa explorar. Esses objetos podem ser da casa, brinquedos, mas é interessante colocar objetos que permitam a criança sentir diferentes texturas, temperaturas. Objetos que estimulem os sentidos.

    Esse foi o primeiro cesto dos tesouros que apresentei para minha bebê, quando ela tinha 4 meses e ela se encantou com as diferentes texturas e temperaturas dos objetos.

    Um cesto dos tesouros deve conter objetos da vida diária, de diferentes texturas, que sejam preferencialmente naturais para estimular os sentidos do bebê, que ficam encantados com essas descobertas tão comuns do nosso dia a dia. Os objetos podem ser selecionados de acordo com o interesse e a idade do bebê.

    Neste aqui usei tecido de algodão, pente de madeira e uma bola de crochê, são três objetos de texturas, temperaturas diferentes. São pequenos para o bebê conseguir segurar e fáceis de encontrar.

    Faça um cesto do tesouros com objetos que estimulem os sentidos do seu bebê ou criança e nos conte aqui nos comentários se o seu bebê gostou.

  • Discos interligados

    in Materiais 0-3 anos / / 0 comments

    Os discos interligados (interlocking discs) podem ser oferecidos a crianças de 2-3 meses, enquanto a criança ainda tem o reflexo de agarrar. O uso dos discos durante este tempo ajudará a criança a desenvolver a apreensão voluntária. A madeira leve permite que a criança balance o brinquedo, atraindo seus olhos e ajudando no desenvolvimento dos olhos. O desenho único do material auxilia a criança compreender os discos de ambos os lados para atravessar a linha média do corpo e auxiliar no desenvolvimento dos punhos.

    O desenho dos discos, do jeito que eles são interligados, permite que rotacionem quando é dado um pequeno empurrão. Por isso, para as crianças mais velhas, as que engatinham, os discos também são interessantes. A criança adorará a sensação dos discos de madeira suavemente lixados em suas mãos e em suas gengivas enquanto.

    Os discos interligados devem ser feitos com madeira leve e cola não tóxica. Normalmente os discos são vendidos na madeira cru, envernizados com verniz atóxico ou ainda com azeite, sendo assim seguros para criança que nesta idade pode levar objetos à boa.

    De posse destas descrições, fui para a oficina ver o que eu poderia fazer para a Ana Júlia.
    Com pinus de 10mm, cortei discos de 14cm de diâmetro, fiz a cava para interconectá-los e os fixei com cola.
    Em primeiro momento não fiz nenhuma impermeabilização no material. Depois de algumas vezes levados à boca pela nossa pequena, os discos ficaram ligeiramente mais ásperos, mas nada que atrapalhasse a textura nem o toque. Apenas ficaram um pouco diferente.

    O importante é lixá-los bem, a fim de remover todas as farpas e partículas de madeira que podem se desprender durante o uso do material ou machucar as mãos e boca da criança.

    Pesquisando sobre a história dos discos, embora usados pelos adeptos ao método de Maria Montessori, este material não foi criado por ela e sim por Gianna Gobbi, criadora também de mobiles e outros materiais.

     

  • Bem vindos

    in Geral / / 0 comments

    Olá!

    Seja Bem Vindo ao blog da loja Quando Viramos Pais.

    Aqui no blog falaremos sobre o desenvolvimento infantil e como podemos ajudar nossas crianças a se desenvolverem com o auxilio de coisas simples e cotidianas.

    Em geral, nossas postagens serão baseadas nos princípios do método Montessori, que é o método desenvolvido pela Dra. Maria Montessori.

    Sintam-se à vontade para perguntar, comentar e sugerir novos posts seja através de comentários ou pelo nosso e-mail no formulário de contato.

    Obrigado por sua visita e em breve teremos novos conteúdos.

    Cintia e Alexandre