StatCounter - Free Web Tracker and Counter
/quandoviramospais /quandoviramospais
Discos interligados
29 de agosto de 2017 alexandre
In Materiais 0-3 anos

Os discos interligados (interlocking discs) podem ser oferecidos a crianças de 2-3 meses, enquanto a criança ainda tem o reflexo de agarrar. O uso dos discos durante este tempo ajudará a criança a desenvolver a apreensão voluntária. A madeira leve permite que a criança balance o brinquedo, atraindo seus olhos e ajudando no desenvolvimento dos olhos. O desenho único do material auxilia a criança compreender os discos de ambos os lados para atravessar a linha média do corpo e auxiliar no desenvolvimento dos punhos.

O desenho dos discos, do jeito que eles são interligados, permite que rotacionem quando é dado um pequeno empurrão. Por isso, para as crianças mais velhas, as que engatinham, os discos também são interessantes. A criança adorará a sensação dos discos de madeira suavemente lixados em suas mãos e em suas gengivas enquanto.

Os discos interligados devem ser feitos com madeira leve e cola não tóxica. Normalmente os discos são vendidos na madeira cru, envernizados com verniz atóxico ou ainda com azeite, sendo assim seguros para criança que nesta idade pode levar objetos à boa.

De posse destas descrições, fui para a oficina ver o que eu poderia fazer para a Ana Júlia.
Com pinus de 10mm, cortei discos de 14cm de diâmetro, fiz a cava para interconectá-los e os fixei com cola.
Em primeiro momento não fiz nenhuma impermeabilização no material. Depois de algumas vezes levados à boca pela nossa pequena, os discos ficaram ligeiramente mais ásperos, mas nada que atrapalhasse a textura nem o toque. Apenas ficaram um pouco diferente.

O importante é lixá-los bem, a fim de remover todas as farpas e partículas de madeira que podem se desprender durante o uso do material ou machucar as mãos e boca da criança.

Pesquisando sobre a história dos discos, embora usados pelos adeptos ao método de Maria Montessori, este material não foi criado por ela e sim por Gianna Gobbi, criadora também de mobiles e outros materiais.

 

Comments (0)

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.